sexta-feira, 18 de março de 2011

Preludio 2004 – Família Deicas – Establecimiento Juanicó

Queridos amig@s,


Hoje falarei de um dos meus favoritos um orgulho para os uruguaios e uma jóia para os (poucos) que conseguem um exemplar fora da República Oriental. O Preludio figura (juntamente com o 1 Cru d'Exception) como um dos vinhos "tops de linha" da vinícola Juanicó, a uruguaia que é líder no pais em exportações e em produção de vinhos possuindo uma enorme gama que vai desde vinhos para o dia-a-dia, até riquezas como o Preludio.
Um assemblage que dentre outras castas tem sua predominância de Tannat (40%), Cabernet Sauvignon (24%) e Cabernet Franc (20%). Em seu rótulo uma partitura de fundo, o brasão da vinícola vem em resina logo acima do rótulo que informa além de outras informações no número do lote daquela garrafa.
Este vinho é ideal para se degustar sem qualquer tira gosto ou comida, não precisa de mais nada para acompanhá-lo. Um vinho perfeito para se meditar. Ainda assim vai muito bem com carnes fortes, selvagens e de caça, pratos bem temperados e condimentados ou somente queijos fortes.
Sua cor é rubi intensa bem brilhante, no nariz é complexo, defumado, tabaco e leves lembranças animais. Tem um bom potencial de guarda, uns 10 anos, no mínimo para suavizar o toque de madeira em seu paladar, além de madeira, notas de caramelo, chocolate e especiarias, acidez média que revelam excelente qualidade de taninos, final persistente que pede por mais um gole.
Muitos têm medo de arriscar, pois além dos vinhos uruguaios ainda terem certo “preconceito” em nosso país, o Preludio é um vinho um tanto caro, mas vale cada centavo, pode apostar sem medo que será uma experiência única, um grande vinho que lembra grandes vinhos do velho mundo. Recomendo, recomendo mesmo!

Qual vinho? Preludio 2004 – Família Deicas – Establecimiento Juanicó
Onde encontro? Até hoje não encontrei o Preludio em restaurantes ou lojas Brasilienses, caso você conheça alguma que tenha, por favor, avise para eu postar aqui. Online, no site www.wine.com.br ou em Free Shops de aeroportos.
Quanto? Uma garrafa de Preludio gira em torno de uns 150 reais no Brasil. Em Montevidéu, consegue-se facilmente pelo equivalente em pesos a 70 reais.

2 comentários:

  1. Qual teu e-mail de contato para enviarmos um convite? Orestes de Andrade Jr, assessor de imprensa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) Me manda para o e-mail imprensa@ibravin.org.br

    ResponderExcluir
  2. Delícia! O melhor Uruguaio!

    ResponderExcluir